01/05/2011 11:35

Palavras que somam... ações que transformam

 Faz algum tempo, venho reunindo uma coletânea daquelas estórias interessantes que sempre nos chegam às mãos às vezes de modo inusitado e em outras oportunidades, poderíamos dizer até impensada...

Então, curiosamente constatamos que aquilo era justamente o que precisávamos para analisar nosso momento de vida e instante de coração.

Na data da criação desta página, a coletânea estava mais do que pronta. Do jeito e do modo que eu sempre a imaginei. Neste momento ela passa pelos retoques finais que incluem revisões ortográficas, diagramação, registros, criação de capa, etc... etc...

Ao pensar o "Palavras que somam... ações que transformam" imaginei somente as coisas boas e importantes que acontecem na minha vida tanto pessoal como profissional pois, tenho buscado olhar para todas as possibilidades e procuro  vivenciar as situações sob todas as perspectivas e, no final sempre descubro que aquilo foi o melhor que poderia ter acontecido.

Então, quando pensei o "Herança e tijolos" também busquei olhar todas as coisas maravilhosas e fantásticas que herdar algo e alguém nos coloca no cotidiano.

Tempos atrás em um momento de luto familiar, onde todas as pessoas sejam próximas ou não se solidarizam e compartilham de seu momento de perda, recebemos para leitura como conforto de Fé uma revista Mórmom. Ao folheá-la descompromissadamente deparei-me com uma frase que mudou minhas atitudes e pensamentos e, que incorporei para minha caminhada pessoal e profissional.

A frase diz o seguinte: "Quando a vida nos lança um punhal, existem duas maneiras de segurá-lo: pela lâmina ou pelo cabo."

Então, como heranças podem ser bem e mal, benção e maldição, libertação e escravidão tenho buscado claro, adotar frente à mesma sempre a postura do "cabo" não como arma, mas como instrumento de multiplicar as coisas boas que ela proporciona, tanto na minha vida quanto na vida de outras pessoas...

Assim, iniciar a pré-venda do "Palavras que somam... ações que transformam" neste espaço é para mim uma grande satisfação pois, ela irá me proporcionar a possibilidade de unir o útil ao agradável pois, foi pensada para dar suporte à um antigo sonho: atender mulheres portadoras de transtorno psíquico de forma gratuita, 24 horas do dia, inclusive finais de semana.

Assim, o "Palavras que somam... ações que transformam" vai me possibilitar materializar a proposta do projeto de saúde mental e responsabilidade social coordenado por mim desde 2001 denominado Verde Tamarindo. É um projeto laico, não-ideológico, de ações em saúde mental, alicerçado na luta antimanicomial visando à auto-estima e o equilíbrio das relações pessoais e interpessoais em harmonia com o meio ambiente, segundo uma visão holística de Homem.

Desmistificar a "loucura" para ressaltar as potencialidades do indivíduo portador de transtorno psíquico é compromisso maior do Verde Tamarindo...

Então, heranças deixadas em tijolos são bençãos quando nos propiciam pensar e agir para construir uma vida melhor para todos. Quando nos permitem construir o progresso de uma comunidade. Quando nos permitem melhorar a qualidade de vida das pessoas. Quando nos permitem pensar no outro e construir com o outro uma sociedade cidadã.

Heranças e tijolos podem ser palavras que se transformam em ações!!!

 

—————

Voltar


Contato

Heranças e tijolos

São Paulo SP Brasil
Rua Frei Gaspar, 474/476 Moóca