24/08/2015 12:10

O custo do inventário pode se tornar um grande pesadelo!

Na maioria das vezes, junto com o luto pela perda de um ente querido, surge um inesperado problema financeiro: o inventário.

Os custos de inventário não se limitam à contratação de um advogado e consequentemente o pagamento de seus honorários mas, existem taxas e tributos inerentes ao mesmo que, pesam e muito no orçamento dos beneficiários.

O ideal sempre é dividir o patrimônio entre os herdeiros para evitar gastos adicionais no futuro, que muitas vezes pega de surpresa os herdeiros que se veem às voltas com a necessidade de inventariar o patrimônio herdado mas, que isoladamente ou em conjunto, terão que ajustar contas pessoais e familiares para dar cabo ao que se fizer necessário.

Neste momento é muito importante a compreensão de todos e a união, de forma clara e objetiva para se realizar o procedimento necessário, lembrando que quando se trata de dinheiro, nem sempre as coisas são tão harmoniosas assim.

Nesta hora o bom senso, a serenidade, o equilíbrio e deixar de lado orgulho ferido é o melhor para se ter a realização do inventário dentro de um ambiente de harmonia e tranquilidade.

Ninguém consegue driblar as taxas, impostos e  demais encargos legais existentes sobre o patrimônio quando se trata de inventário.

Imaginar que deixar para outra hora quando se tiver condição financeira para tal é uma grande ilusão e lá na frente teremos a prova de que a decisã foi a pior e mais onerosa possível.

O ideal sempre é tratar em vida todas as questões envolvendo heranças. 

 Decisão sempre difícil porquê carregada de sentimento. Entretanto, temos que ter a maturidade suficiente para lembrar que estamos tratando de dinheiro. E dinheiro éor razão pura.

Lembrar sempre que orgulho ferido é mais perigoso que interesse lesado nos ajuda muito tomar a decisão necessária e fazer o que é preciso.

—————

Voltar


Contato

Heranças e tijolos

São Paulo SP Brasil
Rua Frei Gaspar, 474/476 Moóca