10/10/2011 23:45

10 de Outubro - Dia da Saúde Mental

Nós do Heranças e Tijolos precisamos destacar o dia 10 de Outubro, data em que se comemora o Dia da Saúde Mental isto porque, temos recebido inúmeras questões de portadores de transtornos mentais referentes questões envolvendo heranças.

É bom que se frise, que todo portador de transtorno mental tem direito à tratamento de saúde e que, a Lei Antimanicomial, um avanço graças às lutas de portadores de transtornos mentais, familiares e profissionais garante essa assistência.

Quando se trata de heranças e, existe um dos herdeiros com diagnóstico de transtorno mental é cruel e desumano o que se assiste.

Com tratamento adequado, acompanhamento responsável junto aos profissionais de saúde o portador de transtorno mental pode levar uma vida comum e dentro dos parãmetros de normalidade socialmente aceitos.

O que não se pode conceber é que por conta de haverem interesses financeiros e vantagens decorrentes de heranças estes indivíduos sejam alijados do seu direito à saúde mental.

Assistimos nos mais diferentes lugares, sempre o mesmo tratamento aos indivíduos portadores de transtorno mental tirando destes, o direito de disporem como melhor lhes aprouver o que lhes cabe por direito. Familiares, advogados e toda sorte de interesses intimidam o indivíduo à ponto de lhe acuar as ações o que, diga-se de passagem é o objetivo de pessoas inescrupulosas e oportunistas que valorizam a doença em detrimento das potencialidades do indivíduo.

O portador de transtorno mental não pode se deixar intimidar e deve exigir e buscar seus direitos legais. Mais do que isto, ele não deve temer as ameças jurídicas de interdição civil ou coisas similares que lhe sejam sinalizadas. Cabe sim à ele, em todos os momentos frisar sua condição de indivíduo que precisa e deve ter seus direitos constitucionais respeitados.

Heranças transformam pessoas. Pessoas precisam de respeito às suas particularidades, singularidades e diferenças.

Que o dia da Saúde Mental nos remeta à questionar como estamos tratando os portadores de transtorno mental quando nos referimos à heranças de bens.

Heranças e tijolos transformam pessoas. A "loucura" não pode ser a desculpa para lesar indivíduos portadores de transtorno mental.

Doença mental tem e deve ser tratada. Ninguém pode ser privado deste direito!

—————

Voltar


Contato

Heranças e tijolos

São Paulo SP Brasil
Rua Frei Gaspar, 474/476 Moóca