03/11/2015 17:25

Projeto Ouro de Tijolo

Projeto Ouro de Tijolo

Ouro de Tijolo é um projeto de iniciativa individual, visando propiciar a melhoria da qualidade de vida, de mulheres acima de 40 anos de idade, preferencialmente as com histórico de transtorno mental; através da construção de moradias sustentáveis, utilizando tijolo modular ecológico solo cimento.

A construção de moradias sustentáveis para mulheres sem comprovação de renda formal; visa focar na camanda da população feminina que exerce atividade remunerada informal e que sem a documentação legal de comprovação de renda e emprego, fica excluída e marginalizada das possibilidades de adquirir uma moradia própria.

O objetivo é dar dignidade de moradia à essas mulheres que após completarem 40 anos de idade, ficam ainda mais distantes do mercado formal de trabalho, visando chegarem à terceira idade de forma independente e autônoma.

Sempre focando a qualidade de vida de sua moradora, a construção sustentável contribui sobremaneira para a auto-estima da mulher, que amparada em algo sólido e concreto pode construir e/ou reconstruir uma nova história de vida pessoal, quiçá também profissional.

Neste novo formato de "família" atual, encontramos inúmeras mulheres nesta faixa etária, que são as responsáveis financeiras pelo sustento de seus filhos ou pais. Mesmo alijadas do mercado formal de trabalho, é significativo o número de mulheres que exercem as mais variadas atividades e ofícios para garantir o seu próprio sustento e o de suas famílias.

Na faixa etária dos 40 anos de idade é significativo o número de mulheres que ainda (pelas mais diversas e diferentes razões) estão há anos fora do mercado formal de trabalho, o que não significa estarem fora do exercício de atividades que lhes propicia geração de renda.

Deixar que este segmento de mulheres seja marginalizado do desejo de possuir um imóvel próprio, que lhe garanta o mínimo de dignidade na terceira idade é, caminhar na contramão da realidade cotidiana, que coloca a mulher em mais um abismo social, ainda mais discriminatório.

Dignidade de moradia, respeito às escolhas pessoais e aceitação das diferenças e dos diferentes, principalmente das mulheres com histórico de transtorno mental, nos faz mais humanos e justos.

E, justamente por vivermos sob o manto do capitalismo, buscar formas alternativas para garantir dignidade de viver e usufruir de bens materiais dentro dos limites da cordialidade humana e harmonia social, deve se constituir objetivo comum de toda sociedade.

Ouro de Tijolo: porque casa é santuário!!!


—————

Voltar


Contato

Herancatijolos

São Paulo SP Brasil
Rua Frei Gaspar, 474/476 Moóca


(11) 28347330