07/02/2012 15:53

Guardião de documentos públicos?

Muitas pessoas tem nos questionado sobre a possibilidade de acessar dados sobre imóveis de família, já que os documentos sempre ficam trancados à sete chaves com uma ou outra pessoa da família.

Bem, a resposta sobre como consultar os mesmos é bastante simples: basta apenas dirigir-se ao registro de imóvel competente e solicitar uma certidão atualizada do mesmo.

É uma solicitação simples, onde o solicitante vai pagar pela prestação do serviço pelo competente registro de imóvel necessitando para isto apenas e tão somente, apresentar um documento de identidade pessoal válido.

Não tem nada de impossível ou que somente o dono ou donos do imóvel possa fazê-lo.

Estamos falando de informações públicas e que, portanto, cumprindo-se as exigências legais para acessá-las estarão disponíveis dentro dos prazos para tal estipulados.

Aqui vale aquele ditado que diz que a "água não confronta seus obstáculos, ela apenas os contorna"...

Ou seja, para que ficar criando animosidades com quem quer que seja, em busca de um documento que pode ser facilmente obtido observando os procedimentos legais para tal.

Não se precisa nem contratar advogado. Qualquer pessoa interessada na informação pode se dirigir ao registro de imóvel e solicitar a certidão referente à matrícula do imóvel que lhe interessa.

Muitas pessoas tiram proveito da ignorância e desinformação do outro e, se revestem do poder (ilusório é claro!) de que guardiãs dos documentos, somente elas o conhecerão.

Coisa de gente mesquinha. Pior, coisa de gente ignorante. Pior ainda, coisa de gente prepotente...

Então, não se deve perder tempo "pedindo" ou "implorando" que o outro apresente os documentos. Famílias que tenham em seu seio membros com este pensamento, podem e devem fugir dos conflitos familiares, buscando os documentos que lhes interessam e o mais interessante, é que o "suposto guardião" nem fica sabendo se tal pesquisa foi realizada.

Isto vale, para registros de imóvel, tabeliões onde se lavram escrituras, procurações, testamentos, etc e cartórios de registro civil onde se registram assentos de nascimentos, casamentos e óbitos.

A coisa toda é bastante simples portanto: existem taxas à serem pagas, há necessidade de se identificar quando se solicita um determinado documento e, dentro do prazo previsto para emissão da respectiva certidão ela é entregue ao solicitante.

Então, se você tem interesse em saber a situação de determinado imóvel, e está cruzando com u "suposto guardião", contorne o mesmo, evite o conflito e busque a informação que necessita.

Nós estamos falando de documentos que são públicos. 

Não se pode portanto, confundir com informações protegidas por sigilo fiscal ou bancário que são coisas completamente específicas e trataremos oportunamente.

Reuna o máximo de informações sobre o imóvel que deseja consultar e vá até o registro de imóvel competente...

 

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